segunda-feira, 3 de abril de 2023

A paixão de Mortícia Addams pela botânica




Botânica é uma área da biologia que estuda as plantas, desde sua estrutura e fisiologia até sua classificação e distribuição geográfica. E se tem uma personagem icônica que pode ser relacionada com essa área, é  a Mortícia Addams.

Mortícia é a matriarca da família Addams, famosa por seu gosto pelo macabro e pelo inusitado. Em suas diversas versões, ela é sempre retratada como uma amante da botânica, cultivando plantas exóticas em sua estufa.
 
Eu me lembro quando criança e assistindo o filme A familia Addams na sessão da tarde ou na adolescência assitindo a série de 1964, ficava curiosa para saber quais os tipos de plantas que Mortícia tinha na sua estufa. Claro que naquela época eu não entendia nada de plantas, mas ficava curiosa mesmo assim para saber o que ela cultivava. Depois que tive acesso a internet e minha obsessão por botânica reapareceu, fui pesquisar quais plantas Mortícia tinha ou poderia ter, e anos depois isso virou essa postagem que pode ou não ter continuação.
 
As plantas favoritas dela frequentemente são aquelas que possuem propriedades venenosas ou alucinógenas. Mesmo que a paixão dela por botânica seja para alguns algo estanho (já ouvi falar que cuidar de plantinhas é algo de senhorinhas aposentadas ou monges obcecados por ervilhas), mas o tema plantas e o macabro é bem documentado na historia da humanidade. Agora sem enrolação e vamos as plantas.
 
Algumas plantas que Mortícia Addams poderia ter cultivado em sua estufa:  
 
Meimendro (Hyoscyamus niger)


H. niger é uma planta venenosa por causa de algumas substâncias químicas que ela contém, como a hiosciamina. Essa substância pode ter um efeito calmante em doses pequenas, mas pode se tornar narcótica em doses maiores. A planta já foi usada em algumas práticas medicinais e como afrodisíaco na Idade Média. Essa planta explicaria o comportamento apaixonado de Mortícia e Gomez Addams.

 

 

 

Eles devem tomar chá de meimendro regularmente

 

Hera Venenosa (Toxicodendron radicans)

A hera venenosa é uma planta que pode causar alergia em muitas pessoas. Ela é encontrada na Ásia e no leste da América do Norte e é do gênero Toxicodendron. Quando a maioria das pessoas toca nessa planta, elas desenvolvem uma erupção na pele que coça, irrita e, as vezes, doi. Isso acontece porque a planta contém uma substancia líquida chamada urushiol, que é encontrada na seiva.

 

 

 

Cicuta (Conium maculatum)

A cicuta é uma planta muito venenosa, que cresce na Europa e no norte da África, mas que também foi levada para outras partes do mundo, como Australia, Ásia e América. Ela é capaz de sobreviver em muitos tipos de ambientes e pode se espalhar rapidamente, o que a torna uma planta invasora. Socrátes foi setenciado a tomar cicunta por corromper a mente dos jovens em Atenas.
 
Só sei que nada sei. -Socrátes(Arte: Jacques-Louis David)

 

Rosa (Rosa)

A rosa é uma das flores mais amadas em todo o mundo e tem sido cultivada por seres humanos há milhares de anos. Pesquisas mostram que as rosas devem existir há pelo menos 200 milhões de anos e são utilizadas até hoje em perfumes, culinária, cosméticos e entre outras coisas. Gomez Addams da série de 1964 tem alergia a tudo e talvez por isso Mortícia corte as rosas. Coincidentemente o Joel, o possível par de Wandinha no filme de 1993, também tem alergia a tudo.

 

Plantas Carnívoras

As plantas carnívoras são plantas que conseguem capturar e digerir animais pequenos, como insetos, para obter nutrientes adicionais. elas ainda realizam fotossítense para produzir energia. As plantas carnívoras evoluiram para crescer em lugares onde o solo não tem muitos nutrientes, especialmente nitrogênio, como em pântanos ácidos. Essas plantas podem ser encontradas em todos continentes, exceto na Antártica, e em muitas ilhas do Pacífico.

 

Mortícia e Cleopatra

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Referências (até porque não tirei isso das vozes na minha cabeça): 

AL-SNAFI, Ali. Pharmacology and Toxicology of Conium Maculatum. 2. ed. [S. l.]: The Pharmaceutical and Chemical Journal,v, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/313744302_Pharmacology_and_Toxicology_of_Conium_Maculatum-A_Review. Acesso em: 30 mar. 2023.

GUIMARÃES, Elsie; PILIACKAS, José; NOTARE, Marcelo. Plantas Carnívoras. 74. ed. [S. l.]: HABITAT, 2003. Disponível em: http://editoramarcelonotare.com/10.html. Acesso em: 30 mar. 2023.

KALISH, R; JOHNSON, K. Enrichment and function of urushiol (poison ivy)-specific T lymphocytes in lesions of allergic contact dermatitis to urushiol. 11. ed. [S. l.]: The Journal of Immunology, 1 dez. 1990. Disponível em: https://journals.aai.org/jimmunol/article-abstract/145/11/3706/23096/Enrichment-and-function-of-urushiol-poison-ivy. Acesso em: 30 mar. 2023.

MARTINEZ, Sabrina; ALMEIDA, Márcia; PINTO, Angelo. Alucinógenos naturais: um voo da Europa Medieval ao Brasil. 32. ed. [S. l.]: Química Nova, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/6ZXjvrKQ8ych3drHbsDF5Dm/?lang=pt. Acesso em: 30 mar. 2023.

STUMPF, Elisabeth; BARBIERI, Rosa. Origem, Evolução e Historia das Rosas Cultivadas. 3. ed. [S. l.]: Current Agricultural Science and Technology, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CAST/article/view/1259. Acesso em: 30 mar. 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário