Páginas

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Filme: À Meia-Noite Levarei Sua Alma



Zé do Caixão é um descrente dono de uma funerária que deseja obsessivamente ter um filho e perpetuar sua linhagem, mas sua esposa não pode engravidar, então decide que a mulher do melhor amigo é perfeita para realizar o que mais deseja, gerar um filho, mas depois de ser violada, comete suicídio e promete retornar dos mortos para levar a alma de Zé do Caixão.



Logo no inicio somos apresentados á Zé do Caixão, um homem vestido de negro, de aspecto sinistro e de fala altiva filosofando sobre "o que é a vida, a morte e a existência?" .

"O que é a vida? É o princípio da morte. O que é a morte? É o fim da vida. O que é a existência? É a continuidade do sangue. O que é o sangue? É a razão da existência. "
Os habitantes da cidade temem Zé do Caixão, por pensar diferente, por ser uma pessoa imoral, de usar de todos os artifícios para conseguir o que deseja, por desprezar o comportamento dos habitantes de seguir regras e dá demasiada importância a superstições.
Zé é o tipico desordeiro onde entra traz desarmonia, que com cinismo revela quanta idiotice os habitantes da cidade tem vivido sendo submissos a tantas regras que impõe a eles mesmos.


O filme Á meia noite levarei sua alma é o inicio da saga desse personagem, que muitas vezes me tirou o sono na infância, na busca de gerar um filho perfeito, mesmo sendo um filme de baixo orçamento, com algumas interpretações pouco convincentes, esse filme para mim é um clássico, Zé com toda sua rebeldia de comer carne na sexta - feira santa, se tornou para mim um dos meus vilões preferidos, ou anti-herói depende do ponto de vista, com toda sua filosofia existencialista e o contraponto do que ele acredita que o deixa na dúvida em relação a sua alma no clímax do filme.



Esse é um filme que todo apreciador do gênero terror tem que assistir, mesmo não tendo na época o reconhecimento que merecia, o filme é um clássico, para época foi um filme fora dos padrões aceitáveis, por ser considerado ofensivo a religião, mas sendo ou não, o filme é genial para algo feito em 1964, José Mojica Marins fez um belo trabalho nesse filme, uns dos primeiros de terror no Brasil e sim ele deve ser considerado o maior nome do cinema de terror no Brasil. 


                     

Um comentário:

  1. Nooossa, bem old! Eu tenho uma lista de filmes de terror pra assistir e lembro de ter incluído nela. Tenho uma versão meio desatualizada no Filmow. Você tem Filmow?
    Se tiver/não tiver quiser ver e opinar tá aqui, mas repito essa é bem desatualizada!
    Gostei.

    http://filmow.com/listas/horror-suspense-movie-timeline-l18313/

    ResponderExcluir