Páginas

quarta-feira, 18 de março de 2015

Musa Peculiar: Theda Bara


Theda Bara (Theodosia Burr Goodman, 29 de Julho de 1885 - 7 de Abril de 1955) Foi uma atriz de cinema mudo considerada uma das primeiras símbolos sexuais do cinema e também uma das atrizes que popularizou o esteriótipo "vamp", que é mulher sedutora, atraente, misteriosa e cruel.


Seu pseudônimo é um anagrama de "Arab Death" (morte árabe),  os estúdios da época á descreveram como uma mulher nascida no Egito, filha de uma atriz francesa e um escultor italiano, que passou seus primeiros anos no Deserto do Saara sob a sombra da esfinge e depois se mudou para França, sendo que ela nunca visitou o Egito, nem a França, ela era incentivada a falar em entrevistas sobre ocultismo e misticismo, também era chamada de Serpente do Nilo.


Theda Bara atuou em mais de 40 filmes, sendo A Fool There Was(1915) e Cleópatra(1917) dois dos seus filmes de maior sucesso, que infelizmente o primeiro se perdeu num incêndio no armazém de filmes da Fox, de todos os filmes dela apenas seis restaram.


Por ser considera exótica demais para fazer papeis mais versáteis, ela se cansou de interpretar personagens "vamps" e deixou seu contrato de 5 anos (1915-1919) com a Fox expirar, quando havia se tornado a grande estrela do estúdio, seu último filme foi Madame Mystery (1926) onde parodiava sua imagem vamp. 

             

Pelos padrões atuais de Hollywood com com certeza Theda Bara seria considerada uma mulher acima do peso e não um símbolo sexual, dá para ver como os padrões de beleza mudaram desde os tempos antes de Theda Bara e como Hollywood influência negativamente algumas pessoas em relação á aparência, para mim Theda Bara é belíssima e tambêm um inspiração para as góticas atuais.




Um dos filmes de maior sucesso de Theda Bara:

                     

Então, você já conhecia Theda Bara? E o que achou dessa musa peculiar?



10 comentários:

  1. Noooossaaaaaa...quase morri quando vi seu post! Eu simplesmente idolatro esta mulher! Tenho poster dela aqui em casa, até! Musa e inspiração total! Quando soube que ela fazia aniversário no mesmo dia que eu, quase morro <3 huaahua AMEI SEU POST!!! Ai..emocionei! Obrigada por esse momento lindo! Eu até estava pensando em algum dia escrever sobre ela, mas farei de outra forma, pois vc a apresentou lindamente! :3 Beijoks, Zaleska!! ARRASÔ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, quanta felicidade, fico muito feliz por você saber quem é Theda Bara, muita gente não tem nem ideia de quem ela seja, também tenho ela como inspiração, e se você escrever sobre ela pode ter certeza que também vou lá comentar e obrigada pela visita,Bjs.

      Excluir
  2. Gente, que olhos expressivos são estes, dá pra ler a alma dela, lindo demais.
    Procurarei sobre ela, adorei o post.
    Beijos.

    http://bloodbatsandbones.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os olhos dela são muito expressivos.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Já tinha visto algumas imagens, mas não sabia nada sobre ela.
    Não conheço ela e pelas fotos ela não demonstra muito sentimento, deve ser por isso a descrição de misteriosa e cruel. Obrigado por sua visita no meu blog! Obrigada pela força!

    ResponderExcluir
  4. Gente! Que mulher! Aonde eu estava neste mundo para eu não conhecer tamanha personalidade?? '-'
    Ela é incrível. Confesso que já tinha visto falar de Cleópatra, mas não conhecia a atriz e gente! Uma grande inspiração, ela é perfeita de linda.

    Beijos!
    madessy.com

    ResponderExcluir
  5. O rosto dela é lindíssimo, os olhos são hipnóticos. Ela é um ícone e tem muito talento, pena que ficou tão esteriotipada!
    Excelente post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente por conta da beleza exótica, acabou se tornando um esteriótipo, mas realmente tinha talento e beleza.
      Obrigada pela visita.

      Excluir