Páginas

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Livro: Drácula - Bram Stoker

Drácula é mais um dos livros que eu li em algum lugar do passado e como ainda estou com minhas leituras atrasadas resolvi que vou fazer resenha de todos os livros que já li e gostei muito da história, e é claro que não poderia faltar um dos meus preferidos. 


"Seja bem vindo a minha casa – repetiu --, entre livremente, regresse são e salvo e deixe aqui um pouco da felicidade que traz consigo."


Jonathan Harker é um jovem advogado que é enviado a Transilvânia para se encontrar com um misterioso Conde que está interessado em adquirir propriedades na Inglaterra e se torna hóspede do Conde em seu castelo sombrio e desolado,  começa a reparar nos hábitos excêntricos do Conde que de hóspede bem vindo faz de Harker um prisioneiro.


Drácula é o tipo de livro que todos conhecem a história, mas que a maioria ainda não teve paciência ou tempo para ler, a história é contada por meio de diários, cartas, telegramas dos personagens da trama, o que deixa tudo com toque de suspense e em diversos momentos os personagens ficam alheios ao que está ocorrendo, mesmo o Conde Drácula sendo o protagonista, sua presença é por vezes misteriosa, as descrições dos locais onde as história se passa são de um detalhamento belíssimo que fazem você ficar com vontade de visitar cada um, a atmosfera de horror gótico e opressor deixa tudo mais atraente, faz você sentir todo o medo e sofrimento dos personagens que passam a buscar com mais vontade o fim do temido Conde, uma coisa interessante no livro é que no século XIX eles buscavam explicações cientificas para ocorrências ditas sobrenaturais e com a chegada do Conde a Inglaterra a crença de que alguns tinham na ciência fica um pouco abalada, e não esquecendo de mencionar um dos personagens mais inteligente do livro e também um dos meus preferidos Abraham Van Helsing, especialista em doenças obscuras e com um grande arsenal de artefatos sagrados e a pessoa que já tinha conhecimento de tudo que estava ocorrendo, não é à toa que é um grande caçador de vampiros. 
Mesmo esse sendo um dos meus livros preferidos e na maioria das vezes nós, devoradores de livros, colocamos nossos livros preferidos em pedestais de perfeição, não é o caso de Drácula, tem muitas coisas que sinceramente me desconfortam em relação a esse livro, como descrições repetitivas, por conta de ter a visão de cada personagem que por vezes é parecida com a de outro personagem, e são um pouco arrastadas e por que causa, motivo, razão ou circunstância o Conde Drácula saiu do seu confortável castelo na Transilvânia para levar o caos e o medo para Inglaterra?, não me diga que foi por causa do amor além dos séculos que ele tinha por Mina Harker, pois isso é coisa do Coppola, no livro não tem isso, se você tiver a resposta para essa minha dúvida pode pôr nos comentários, mas tirando isso é um livro que vale muito á pena ser lido e relido e lido novamente em algum momento da vida ou do pós vida mesmo com suas imperfeições.

E se você espera algo romântico como o filme "Drácula de Bram Stoker" de 1992 perca as esperanças, pois em comparação ao livro, o filme é um romance muito do açucarado.


10 comentários:

  1. Este livro é pura magia *-* falar de Vampiros e não citar essa obra prima é um erro sem volta ... amo ele ....

    Venha me visitar : http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, esse livro é um clássico.
      Obrigada pela visita.
      Bjs.

      Excluir
  2. Esse é clássico. Lembro de ter lido em algum lugar do passado quando comecei a me interessar por histórias de vampiro. Mas depois de tanto tempo e tantos livros, tenho vontade de ler de novo. Sem falar que ainda quero muito encontrar uma edição bem bonita com cara de livro antigo.. será que consigo? rs
    Adorei a resenha!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero muito uma edição com cara de livro antigo, tem uma no submarino muito linda só que é em inglês.
      Obrigada pela visita.
      Bjs.

      Excluir
  3. Z! Você voltou! *-* Eu tô doida pra ler esse livro, nunca li. /: Que feio né? Eu já vi os filmes, e adorei, aliás, é impossível não gostar. Vejo sempre esse livro com essa capa na Saraiva e ficou louca pra comprar! Qualquer dia vou pegar o Vale Cultura e me jogar nele! Adorei a resenha. <3
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, pois vale muito a pena e quando for ler me diz o que achou.
      Obrigada pela visita.
      Bjs.

      Excluir
  4. O livro infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler,não quero baixar, porque leituras assim eu gosto do livro mesmo, achoque ler numa tela perde a graça... Já vi o filme, na versão com o Bela Lugosi, e gostei muito, ainda espero encontrar o livro :)
    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem livros que eu também prefiro ler o livro físico, Bela Lugosi e Christopher Lee são meus Dráculas preferidos, espero que você consiga o livro, pois é muito bom.
      Obrigada pela visita.
      Bjs.

      Excluir